Como evitar acidentes em redes elétricas


Por meio do conhecimento prévio de cuidados e procedimentos necessários há maior chance de segurança

O número de acidentes nas redes elétricas do país é alto. A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) registrou, entre os anos de 2009 e 2017, 1.355 mortes que tem como causa estes tipos de acidente. Isso deve-se, também, ao fato da falta conscientização das pessoas ao fazer alguma atividade perto de uma rede elétrica, sem o mínimo preparo ou cuidado com alguns procedimentos que deveriam ser empregados no ato da ação.

Ligações elétricas ilegais, os famosos “gatos”, contato com as fiações elétricas, podar uma árvore ou o ato de empinar uma pipa, são alguns dos exemplos mais comuns deste tipo de acidente segundo dados da Associação. Portanto, para evitar novos casos, já que alguns dependem exclusivamente da conscientização, é necessário que haja o conhecimento prévio de cuidados necessários e lembrar que certas atividades exigem experiência e qualificação.

O choque elétrico pode causar queimaduras, ferimentos e até mesmo a morte, por isso, tome cuidado com trabalhos realizados próximo às redes elétricas. Elas podem oferecer grande perigo ao trabalhador, sendo assim, consulte a distribuidora de energia sobre a possibilidade de isolar ou mudar a rede elétrica. Sempre desligue equipamentos elétricos antes de fazer reparos e lembre-se sempre da distância mínima que deve ser seguida, ao utilizar um guincho ou até mesmo a construção de uma casa.

Agora que você conhece mais sobre os cuidados necessários para evitar acidentes nas redes elétricas, conte sempre com a Energiminas em suas cotações, para conseguir adquirir seus materiais elétricos com o melhor custo benefício.

Artigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *