Cuidados essenciais na instalação elétrica


A importância em aplicar procedimentos para a maior eficiência e segurança

De acordo com dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) o número de mortes por choques elétricos aumentou entre os anos de 2016 (599 casos) e 2017 (627 casos). Segundo a associação cerca de 90% poderiam ter sido evitados, o que eleva a importância de informações no manuseio desses tipos de instalações.

É perceptível maior incidência de acidentes em instalações residenciais. Em obras e reformas domésticas é necessário que haja a aplicação de procedimentos que podem propiciar em maior eficiência e segurança. Sendo eles, as regras de segurança previstas pelas Normas Regulamentadoras (NRs), no caso de atividades que direta ou indiretamente envolvem instalações elétricas e serviços de eletricidade, a NR10. Normas como, desligar o quadro de energia ao realizar algum procedimento elétrico, trocar materiais danificados, evitar ligar muitos equipamentos em uma mesma tomada ou o uso de extensões, devem ser seguidas. Além delas, deve-se haver uma conscientização sobre os cuidados básicos que estes tipos de instalações envolvem. Como por exemplo, privilegiar o uso de materiais de qualidade.

Em certas ocasiões, com a intenção de economizar dinheiro, as pessoas tendem a optar por um material mais barato, o que ocasiona na perda de qualidade e, bem como, em consequências negativas que podem aparecer a médio ou longo prazo, tencionando em um cenário de perigo. É importante privilegiar materiais modernos e de qualidade, isso trará maior vida útil a eles. Além disso, dê preferência por marcas conhecidas e não se esqueça de levar em consideração dicas de um profissional especializado.

A manutenção tem que estar sempre em dia e os equipamentos antigos devem ser substituídos por outros modernos, assim, o risco de acidentes podem diminuir. Utilização de fios em mau estado, má distribuição dos equipamentos elétricos e as “gambiarras” têm de ser evitados. Os benefícios ao longo prazo são bem maiores, além da tranquilidade e segurança. Do mesmo jeito que é indispensável dar preferência à equipamentos modernos e de qualidade, é essencial investir em mão de obra qualificada.

Muitas pessoas preferem instalar os equipamentos sozinhas, mesmo tendo consciência de não ter competência e experiência para tal função, este comportamento é um dos grandes motivos pelo qual os acidentes acontecem e por isso o conselho é investir em profissionais qualificados. Por isso, pesquise na internet, entre com contato com empresas que prestam estes tipos de serviços, pegue indicações com amigos. Para quem presta o serviço é importante estar sempre atualizado à frente de qualquer novidade do mercado e, obviamente, das normas de segurança, que não devem ser descumpridas.

Agora que você conhece mais sobre os cuidados necessários que devem ser tomados ao fazer instalações elétricas em residências, conte sempre com a Energiminas em suas cotações, para conseguir adquirir seus materiais elétricos com o melhor custo benefício.

Artigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *